quarta-feira, 22 de julho de 2009

O WINDOWS NÃO DÁ PARTIDA

O pior problema que pode atingir um usuário. O micro liga, o P.O.S.T. já foi completado, mas na hora do Windows assumir sua função ... NADA!

Siga os passos abaixo, seqüencialmente, no mínimo você encontrará o culpado:

Se nem a tela inicial do Windows aparece:

Dê um boot com o seu Disquete de Emergência (você tem um, não?)
Se também não funcionar suspeite de uma falha de hardware, ou então um problema na CMOS - a CMOS é onde a BIOS mantém todas as configurações, tal como as configurações de seus discos rígidos.Uma série de beeps, logo após ligar a força do micro, é um sinal típico de falha no hardware - mas entenda que não necessariamente um problema de disco ou de controladora do disco;
Cheque as conexões dos cabos - dentro do gabinete de seu micro - e verifique que tanto os chips, quanto as placas de expansão inseridas nos slots da placa-mãe, estão corretamente assentadas em seus lugares;
Se for possível tente parar a partida do micro na tela de setup da BIOS (a primeira, em modo DOS, que aparece ao se ligar qualquer micro), e cheque que todas as configurações dos discos estejam corretamente definidas - em todas as BIOS existe uma opção para AUTO DETECTAR (AUTO DETECT) os parâmetros dos discos rígidos e dos CD-ROM e Floppy existentes na máquina; na dúvida, ou se você não se sentir confiante para executar esta tarefa, chame ajuda profissional;
Se o seu micro conseguiu dar o boot pelo disquete, tente entrar no drive C:, teclando o comando C:\ e pressionando a tecla [ENTER] - uma falha nesta etapa significa usualmente um problema no disco rígido principal, ou em sua controladora, embora seja possível uma ação provocada por um tipo de vírus específico, ou ainda um grave dano à parte do disco onde se registram o Master Boot Record e o Boot Sector - um dano aqui faz com que a máquina não saiba como dar a partida no sistema operacional instalado;
Tente digitar (estando no drive A:) FDISK /MBR e pressione a tecla [ENTER]. Uma mensagem de erro neste momento indica, quase que sem sombra de dúvida, uma falha na CMOS ou no hardware. Se nenhuma mensagem de erro aparecer, bom..., tente dar um boot novamente pelo disco rígido;
Se ainda assim a máquina recusar a dar a partida completa, dê nova partida com o disquete de Emergência e novamente tecle o comando C:\ e pressione a tecla [ENTER]. Funcionando a entrada no drive C: digite: A:\SYS C: e tente um novo boot pelo drive C:;
Se ainda não funcionou, veja o que consegue ler do drive C: - se necessário dê novo boot com o disquete de Emergência - digitando DIR e pressionando a tecla [ENTER]. A falta de arquivos que você conhecia, ou o aparecimento de nomes estrambólicos para os arquivos e diretórios, claramente indicam que o conteúdo da estrutura das FATs de seu disco rígido foi corrompido além do possível. Você poderia tentar aqui - embora em geral só piore as coisas - usar o SCANDISK em modo DOS;
Se não funcionou mesmo, só resta começar do ZERO ABSOLUTO:
reparticione novamente seu disco rígido;
reformate o disco, usando FORMAT C: /S;
reinstale o Sistema Operacional à partir de seu CD original

Se o Windows começa a carregar, mas pára em seguida, ou dá um novo boot:

Se a falha aparece quando a tela da interface gráfica começa, ou deveria começar a, a aparecer, um driver (um tipo especial de arquivo) pode estar corrompido, ou pode ser uma falha do hardware que esse driver deveria fazer operar, ou então um arquivo chave do Windows foi corrompido - é possível também que seja um conflito entre dois hardwares diferentes, que estão tentando usar os mesmos recursos (em geral a mesma IRQ) simultaneamente;
Tente dar um boot, usando o MODO DE SEGURANÇA agora - pressione a tecla [F5] quando o POST estiver completado, e o Windows for iniciar seu processo de carga. Se o Modo de Segurança funcionar, pelo menos você tem certeza que os arquivos chave do Windows estão OK. Vá na janela de PROPRIEDADES DO SISTEMA - use as teclas [WINDOWS][BREAK] - ou entre pelo menu INICIAR * CONFIGURAÇÕES * PAINEL DE CONTROLE e dê um duplo clique no ícone SISTEMA;
Clique na aba Gerenciador de Dispositivos, abra cada ramo (clique nos sinais de +) em busca de algo fora do normal: em geral indicado pela existência de um sinal de exclamação em fundo amarelo;
Se um item estiver assinalado, tente desabilitá-lo e em seguida tente dar nova partida, em MODO NORMAL desta vez;
Você pode encontrar informação importante no artigo Q125174 na MICROSOFT KNOWLEDGE BASE - que explana os códigos de erros do Gerenciador de Dispositivos (veja na coluna lateral, à esquerda, como achar um artigo no MKB);
Se você não encontrar nada aqui, ou não funcionar, dê uma nova partida no Windows, mas desta vez pressione a tecla [F8], a qual mostrará um menu de opções de partida;

Selecione a opção de LOGAR A PARTIDA;

Após o Windows falhar novamente (vai falhar novamente né?, você apenas deu nova partida sem ter feito nada mais que logar todas as ocorrências do processo) retorne ao menu de boot, mas desta vez selecione a opção PROMPT DE COMANDO SOMENTE;
Quando o prompt reaparecer, digite o comando: EDIT \BOOTLOG.TXT;
Você verá um relatório de acompanhamento de todo o processo de partida do Windows, indicando cada item quando ele começa a carregar, e quando ele termina com SUCESSO;
Vá até o final desse arquivo de log, e preste atenção nos últimos arquivos que foram carregados, mas que não tenham seu par indicativo de SUCESSO - um desses arquivos é o culpado pelo problema. Atente bem que embora isso seja quase 100% exato, já aconteceu em algumas situações específicas de mesmo com o indicativo de sucesso na carga de um arquivo, seja ele o culpado - assim o ideal é verificar todos os arquivos carregados nas últimas linhas;
Renomeie um desses arquivos por vez, ou desabilite o hardware correspondente, e tente nova partida até encontrar a causa do problema;
Uma opção alternativa, mas muito interessante, é utilizar o utilitário ASD.EXE (Automatic Skip Driver) que só funciona em MODO DE SEGURANÇA - sua função é permitir identificar o(s) driver(s) que previnem o Windows de dar a partida normal;

Se o Windows quase completa sua carga, mas falha quase no final:

Se o Windows quase consegue chegar ao seu final, mas algo trava apenas no finalzinho, suspeite de um programa que é carregado automaticamente no seu start-up;
Tente manter a tecla [SHIFT] pressionada durante o processo de boot, o que evita que tal tipo de arquivos sejam carregados pelo Windows; se resolver utilize a ferramenta MSCONFIG - a partir do menu INICIAR * EXECUTAR - que permite que você selecione ou deselecione individualmente cada um desses arquivos, até achar o culpado;
A próxima coisa a tentar é dar um reboot para a LINHA DE COMANDO, e em seguida digitar o comando: SCANREG /FIX - isto checa o REGISTRO do Windows, e em geral tenta corrigir os problemas que encontrar nessa área;
Você pode tentar em seguida carregar o último REGISTRO normal, usando o comando: SCANREG /RESTORE, o que resolverá o problema se o problema estiver com a versão atual do REGISTRO;
Antes de partir para recomeçar tudo do ZERO novamente (FDISK + FORMAT + REINSTALL) o aconselhável é checar o artigo Q188867 - um guia para solucionar problemas na partida do Windows;

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